QUEM SOMOS

Somos padres da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Originariamente, pertencemos às Províncias Brasileiras RBM e BSP. Porém, atualmente, pertencemos à Província Alemã, onde moramos e atuamos como padres do Coração de Jesus. Criamos esse espaço para informar um pouco sobre nós e para divulgar nossas atividades aqui na Alemanha. Queremos que você acompanhe as nossas notícias.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Quem somos e o que fazemos:

Pe. Jacinto Weizenmann, scj

Sou o „senior“ dos dehonianos brasileiros na Alemanha. Cheguei aqui início de 2001. Após um ano de estudo da língua em Freiburg e outro ano de estágio no colégio de Handrup, fui transferido para Martental, com o intuito de assumir o assim chamado Jugendhof, uma casa de encontros para jovens. Essa atividade exerci ate 2007. Nesse ano, assumi duas pequenas paróquias: Landkern e Illerich. Posso dizer que a administração aqui na Alemanha é um enorme desafio. Tudo muito certinho e regularizado. Desde 1 de setembro, não sou mais pároco. «Virei» vigário paroquial (Kooperator) em duas unidades pastorais: Kaisersesch e Treis-Karden. Dessa forma, «coopero» em 21 pequenas paróquias, que se estendem por 3 regiões distintas no Estado da Renania-palatinado: Eifel, Mosel e Hunsrück. Adaptei-me bem à Alemanha. Gosto daqui e creio que esteja dando minha contribuição. Mesmo assim, penso num futuro não remoto, retornar em definitivo ao Brasil.



Pe. Levi dos Anjos Ferreira, scj

“Para tudo há momento,

e tempo para cada coisa sob o céu:...”

Todo o mundo conhece essa frase. Ou preciso escrever que é de Eclesiastes?...E nos últimos tempos e momentos a tenho usado muito para dizer da mudança ocorrida no meu percurso missionário aqui na Europa. Penso que chegou a hora de fazer algo diferente para viver melhor o meu futuro de padre. Em julho passado deixei a Alemanha. Pra dizer a verdade, com o coração apertado. Gostei muito de ter trabalhado 7 anos como capelão em nosso Colégio. Aprendi muito com a cultura alemã. Senti, portanto, que já era tempo e momento de parar para aprofundar as coisas do espirito. E o curso de teologia espiritual que estou fazendo na Gregoriana está me dando esta oportunidade. É exigente! Oferece porém conteúdos adequados para as crises de hoje. Moro em nosso Collegio Internazionale. È uma casa especial. Várias culturas, nações, linguas. Singular! Depois de dois anos devo retornar a Alemanha para viver alí por mais um tempo outros momentos.



Pe. Márcio Auth, scj

Após seis anos de estudos em Freiburg (2003 – 2008), voltei ao Brasil, onde exerci meu ano de Diaconato na Paróquia de Boa Vista do Buricá. Fui ordenado padre no dia 12.12.2009. Trabalhei na Paróquia em Rio Negrinho - SC até junho de 2010, quando em seguida, retornei para a Alemanha. Moro agora, desde agosto do ano passado, no Convento em Handrup, no norte da Alemanha (Estado da Baixa Saxônia). Aqui trabalho como vigário paroquial, juntamente com outros dois padres diocesanos – Pe. Jacob (Índia) e o pároco Pe. Heiner Mühlhäuser (Alemanha). Formamos portanto um trio internacional.



Pe. Demétrius Cavalcanti de Oliveira, scj

Eu me chamo Pe. Demetrius Cavalcanti de Oliveira. Em Janeiro de 2012, eu completo 3 anos aqui na Alemanha. Atualmente trabalho em nossa Escola em Handrup, no norte da Alemanha. Nesta Escola eu sou responsável pela orientação espiritual dos alunos. Além de missas para as classes, tenho dias de formação e orientação para turmas da 5ª e 8ª series, semanas de convivência e espiritualidade para o 1ª e 2ª no cientifico, acompanhamento de Intercâmbios da Escola e uma vez por mês faço um momento Oração com toda a Escola que se reúne em assembléia. O ponto forte do meu trabalho é fazer com que os nossos alunos descubram o projeto de vida que no Evangelho se encontra e em um contexto de fé ,por suas própria iniciativas, se descubram e se decidam por uma existência solidaria.



Pe. Tarcísio Darros Feldhaus, scj

Eu estou na Alemanha desde 17 de janeiro de 2009. Morei inicialmente em Freiburg, para estudar a língua alemã. De abril a novembro de 2010 estive em Maria Martental. Além de celebrar missas, também cultivei uma bela horta. Ao retornar das férias no Brasil, fui designado para trabalhar em Freiburg. Estou empenhado 50% na Paróquia Santa Bárbara, onde o pároco é diocesano. Outras 03 comunidades pertencem à paróquia. Atuo junto ao Pe. Augusto Hülsmann. Faço parte da Comissão de Pastoral Vocacional e do grupo de trabalho que estuda a fundação de uma comunidade de caráter internacional em Berlim. Sou o representante da GER junto aos delegados SCJ europeus que trabalham com a PV e PJ.



Pe. José Ricardo Leandro Diniz, scj

Sou o Pe. José Ricardo Leandro Diniz. Fiquei padre no dia 12.12.2010. Morei em São Paulo até junho desse ano, quando então, vim para a Alemanha. Aqui, fui muito bem acolhido. Estou morando no Convento de Freiburg e por hora estou por conta de estudar e aprender a língua alemã, que por sinal é bem exigente. Mas, estou dando o melhor de mim nessa etapa de aprendizado. Estou feliz por estar aqui me preparando para somar nessa parceria entre Brasil e Alemanha. Acredito que o meu maior desafio hoje, é ser paciente comigo mesmo, nesse processo de aprendizado.


2 comentários:

  1. Padre Ricardo, saudades! Vc fala em desafios em aprender a língua, mas o pior desafio é a adaptação em outra terra e com outros costumes, como o seu irmão mais velho Padre Bruno, vc vai superar esses desafios, um grande abraço meu amigo! Conte sempre com minhas orações! bjo!

    ResponderExcluir
  2. O blog está lindo e nós que estamos do lado de cá do oceano estamos super contentes com esta novidade. Vocês são nosso orgulho!
    Não é nada fácil encarar um desafio tão grande como este de viver onde praticamente TUDO é diferente, mas onde há tantas pessoas que também precisam chegar perto de Deus.
    Que vocês continuem sendo esse canal, onde quer que seja.

    "Levar Cristo ao coração do mundo e levar o mundo ao Coração de Cristo!"

    ResponderExcluir